Como abordar um cão medroso, tímido ou agressivo
Os cães demonstram medo e agressão por meio de sua comunicação corporal , exibindo sinais como se encolher, tremer ou enfiar o rabo entre as pernas e virar as costas. Além disso, eles frequentemente demonstram agressão em caso de medo. Mesmo que você queira aprender como fazer um animal agressivo confiar no dono, isso nem sempre é viável. Às vezes, é melhor deixar o cão sozinho.
Você deve ser extremamente cauteloso ao se aproximar de um cão tímido e medroso, pois sua maneira de falar e linguagem corporal são igualmente importantes. Se você observar indícios de que o cão pode morder, evite se aproximar. Se isso acontecer, você deve procurar o dono do animal de estimação ou entrar em contato com as autoridades locais de controle de animais. Se você achar que é seguro, aplique algumas estratégias para se aproximar do cão.
Autora: Doutora Bruna
Não se aproxime do cão
Um animal que já se sente ansioso pode ficar muito mais ansioso se você estiver de frente para ele enquanto seu corpo está pairando sobre ele. É simples entender as razões pelas quais cães medrosos ficam mais assustados na presença de alguém que tem pelo menos o dobro do seu tamanho. Observe sua postura corporal ao encontrar qualquer cão desconhecido, principalmente aqueles que parecem assustados.
Abaixe-se no nível do cachorro
A melhor maneira de lidar com um animal que está com medo é ficar no chão. Não se coloque nos olhos do cão, no entanto, tenha em mente que você parecerá menos ameaçador quando não estiver em cima. É possível agachar ou deitar no chão com seu animal de estimação. Se você tem cães que estão extremamente assustados, é possível dormir um pouco longe deles para ajudar a deixá-los mais à vontade com a presença de.
Vire de lado
Então, vire seu corpo para que fique na frente do cão, talvez você possa até se afastar um pouco do cão que está com medo. Não é uma postura comum para a maioria das pessoas. Uma boa conduta geralmente exige que tenhamos uma conversa com nossos amigos e familiares, fazendo contato visual. No entanto, para cães, esse comportamento pode ser considerado rude, e cães que têm medo uns dos outros podem ver alguém parado na frente deles como um ataque.

Desvie o seu olhar
Os humanos geralmente consideram aceitável ter olhos diretamente com estranhos. Mas, é considerado rude, intimidador ou até mesmo ameaçador para cães. Para se tornar menos assustador para cães que têm medo de você, certifique-se de evitar contato visual. Em vez disso, incline a cabeça para um lado e mantenha o olhar à distância.
Fale com uma voz aguda
O tom de voz profundo e baixo pode dificultar para um animal de estimação assustado. Certifique-se de falar com seu animal de estimação em um tom mais agudo e alegre. Alguns homens podem ter dificuldade com isso, então tente falar mais calmamente e permaneça positivo. Uma maneira calma e suave de falar pode fazer uma grande diferença para deixar um cão nervoso mais relaxado.
Nunca castigue um cão medroso
Embora possa parecer óbvio, no entanto, é imperativo lembrar de não repreender ou penalizar um animal que esteja assustado. A única maneira de torná-lo mais medroso é aumentando o medo dele. Isso também pode colocá-lo em risco porque, à medida que a ansiedade de um animal aumenta, aumenta a probabilidade de ataque. Além disso, você deve evitar empregar aversivos ao trabalhar com cães assustados. Na maioria das vezes, eles são um obstáculo ao progresso e podem aumentar a ansiedade.
Não force as coisas
Permita que seu cão fique confortável e permita que ele consiga se aproximar de objetos de medo sozinho. Não o force a interagir. No caso de um cão ter medo de pessoas e cães, não segure a coleira quando uma pessoa estiver se aproximando e acariciando o cão. Isso aumentará o medo do cão, o que aumenta a chance de ele ser mordido se seu cão for compelido a protegê-lo. A maioria dos cães será gradualmente exposta a coisas das quais tem medo. No entanto, o cão que já está assustado geralmente não está preparado para novos desafios.
Mantenha-se positivo
O treinamento é uma ótima maneira de fazer uma melhora significativa no nível de confiança do cão tímido ou ansioso. O treinamento de reforço positivo para cães é benéfico para abrir os canais de comunicação entre você e seu animal de estimação sem exceder seu limite de conforto. É possível começar o processo de treinamento sem pedir ao seu cão para participar de qualquer atividade. Se o seu cão crescer e estiver mais confortável e confiante, seu medo provavelmente diminuirá ou desaparecerá completamente.
Problemas e comportamento de prova
As dicas mencionadas acima podem ajudar você a lidar quando seu cão está infeliz e ansioso, no entanto, também é possível ajudar seu cão a superar ansiedades específicas. Considere expor seu animal de estimação a uma pessoa ou objeto que você teme a uma distância segura (uma que não cause medos para seu animal de estimação). Faça parecer que nada é um problema maior e aproxime-se lentamente. Certifique-se de parar de avançar quando seu cão mostrar qualquer sinal de ansiedade. É possível dar um passo para o lado.
Dê ao seu cão um kudos ou petiscos de mão quando ele fizer o que você ama, por exemplo, como andar em direção ao objeto ou pessoa de que ele tem medo. Com o passar do tempo, o cão começará a compreender o que você quer dele e entenderá as recompensas que ele pode receber ao fazer as coisas de que gosta. Os cães também começarão a construir confiança e oferecerão esses comportamentos com mais frequência.
Você pode fazer isso por pelo menos 10 minutos por sessão. De acordo com o grau de ansiedade do cão, pode levar mais de uma sessão para notar uma melhora. Não seja apático e nunca desista.