Cães podem ter conjuntivite?
Cães podem ter conjuntivite?

Cães podem ter conjuntivite?

Quando a parte branca do olho fica inflamada ou infectada, a condição é conhecida como conjuntivite. Também conhecida como conjuntivite.

Então… cães podem ter conjuntivite?

Sim, eles são capazes. Semelhante à conjuntivite em humanos e é chamada de conjuntivite infecciosa canina.

Autora: Doutora Bruna

Olho Rosa Em Cães

Conjuntivite entre cães, também conhecida como conjuntivite canina, refere-se à inflamação da conjuntiva, a camada fina e translúcida que cobre a área branca do olho. Ela também cobre toda a pálpebra.

Causas de conjuntivite em cães

O olho rosa dos cães pode ser resultado de uma série de doenças virais e bacterianas. Algumas das causas mais prevalentes de olhos rosa para cães são:

  • Doenças bacterianas como Streptococcus, Staphylococcus e E. coli
  • Doenças virais como adenovírus canino, cinomose e gripe canina
  • Alergias a coisas como poeira, pólen e até mofo
  • Um objeto estranho, como sujeira ou mesmo detritos dentro do olho
  • Lesões, incluindo arranhões ou perfurações nos olhos
  • Condições de saúde subjacentes, como câncer, doenças autoimunes e assim por diante.

Cães podem pegar conjuntivite de outros cães?

É verdade que os cães podem ser afetados pela conjuntivite causada por outros animais de estimação. É extremamente contagioso e pode ser transmitido para cães e outros animais, como gatos. O vírus e a bactéria que causam conjuntivite em caninos podem ser transmitidos por contato direto com cães infectados ou por contato com objetos sujos, como brinquedos e tigelas de água.

Animais de estimação que passam muito tempo em áreas lotadas, como parques para cães, instalações de hospedagem ou abrigos para animais, correm maior risco de contrair conjuntivite infecciosa contraída por outros cães.

Cães podem pegar conjuntivite de humanos?

A doença é extremamente contagiosa em humanos devido ao contato intenso com os olhos e as mãos, principalmente entre os jovens, que podem transmitir a bactéria em superfícies e outros. Além disso, os cães podem contrair conjuntivite em pessoas se entrarem em contato com a descarga de bactérias.

Se você está preocupado que seu cão possa ter conjuntivite, é preciso garantir que o ambiente ao redor dele esteja limpo e evitar interação com outros cães para evitar a propagação da doença.

Sintomas de conjuntivite em cães

Os sinais e sintomas de conjuntivite em cães podem variar com base na causa que está causando o problema. Alguns dos sinais comuns de conjuntivite em cães são:

  1. O inchaço e a vermelhidão do olho
  2. Secreção verde ou transparente, ou muco expelido do olho
  3. Olhos lacrimejantes
  4. coceira ou dormência no olho
  5. Sensibilidade à luz
  6. Piscar de olhos ou olhos semicerrados
  7. Patas ou arranhões nos olhos
  8. Uma secreção pegajosa ou com crostas que cobre os olhos
  9. Uma aparência turva ou nebulosa nos olhos

Se os casos forem mais sérios e não receberem tratamento, a conjuntivite em cães também pode resultar em úlceras de córnea ou outros problemas que podem afetar a visão. Consulte seu veterinário se não tiver certeza se seu animal de estimação tem conjuntivite para garantir que você não deixará passar algo que pode ser mais grave.

Como os veterinários diagnosticam a conjuntivite em cães

Se seu cão sofre de um problema ocular, é crucial cuidar dele imediatamente para evitar problemas e acelerar a cura.

O diagnóstico feito por um veterinário de conjuntivite para cães requer o exame físico dos olhos do seu animal de estimação para procurar sinais de inchaço, secreção avermelhada ou outras anomalias. No caso de um caso grave da doença, sugere-se que um teste de sensibilidade ou exame de sangue pode ser necessário para identificar as causas primárias e descartar quaisquer possíveis doenças oculares.

Tratamentos convencionais para conjuntivite em cães

O tratamento para problemas oculares convencionais pode envolver o uso de medicamentos orais ou tópicos supressivos, como antibióticos, esteroides ou outros. A melhor maneira de evitar antibióticos é que eles podem matar bactérias benéficas e infecciosas, e podem deixar o sistema imunológico do seu cão mais estressado.

O tratamento da conjuntivite em cães pode ser tão simples quanto lavar os olhos ou eliminar qualquer alérgeno responsável pela irritação.

Adenoma Sebáceo Em Cães
Adenoma Sebáceo Em Cães

6 remédios naturais para conjuntivite em cães

O uso de remédios naturais pode aliviar os olhos do seu cão e ajudar na cura. Para a maioria dos problemas oculares, é possível começar usando uma compressa que acalme seu animal de estimação para fornecer o conforto de que ele precisa. Estas são algumas soluções naturais:

  1. Compressa morna Aplique a compressa morna no olho afetado para diminuir a inflamação e estimular o processo de cura. Limpe uma toalha em água morna e coloque-a no olho por alguns minutos. Repita isso várias vezes ao longo do dia.
  2. Limpeza salina Lave o olho afetado usando uma solução salina para eliminar quaisquer resíduos ou secreções. Também ajuda a acelerar a recuperação. Combine 1/4 colher de chá de sal e 1 xícara de água destilada e, em seguida, use um conta-gotas para aplicar pequenas quantidades da solução no olho pelo menos algumas vezes por dia. Também é possível usar soluções salinas que estão disponíveis nas lojas para tratar os olhos.
  3. Chá de Camomila A camomila contém propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a acalmar os olhos e diminuir a inflamação. Pegue um saquinho de chá de camomila em água fervente. Deixe o chá esfriar e esprema-o cuidadosamente para eliminar os grânulos de chá. Use-o para aplicar uma bolsa de gelo sobre a área dos olhos que foi afetada.
  4. Quercetina Em caso de alergias, um anti-histamínico natural como a quercetina pode ajudar a aliviar os sintomas da conjuntivite.
  5. Óleo de coco O óleo de coco contém propriedades antibacterianas, antivirais, antifúngicas e anti-inflamatórias. Elas podem ajudar no processo de cura. Você pode aplicar uma pequena quantidade de óleo de coco no olho afetado diariamente por várias horas.
  6. Colírios homeopáticos Compre misturas caseiras de colírios com fórmulas para conjuntivite que podem ajudar a aliviar a conjuntivite.

Antibióticos naturais para conjuntivite em cães

Outros remédios caseiros que contêm qualidades antibacterianas que podem ajudar a apoiar o processo de cura e ajudar a combater infecções. Isso inclui:

Mel de Manuka O Mel de Manuka
Puro pode ajudar a combater bactérias que causam infecções. Use uma pequena quantidade de mel cru no olho afetado várias vezes por dia.

Vinagre de maçã
O vinagre de maçã tem propriedades antimicrobianas que podem ajudar a combater a disseminação de infecções bacterianas. Misture uma xícara de vinagre feito de maçã com três partes de água destilada. Adicione a um pano seco e limpo. Use como compressa para o olho afetado.

Cuidado: Não use vinagre de maçã diretamente nos olhos, sem diluí-lo, pois pode ser irritante e doloroso para os olhos ou causar cortes abertos.

Alho
O alho tem qualidades antibacterianas e anti-inflamatórias que podem ajudar a combater infecções e diminuir a inflamação. Pique um dente de alho e misture-o em uma onça de óleo de coco. Depois disso, adicione o óleo a um pano sujo e aplique-o como uma compressa na área dos olhos que foi afetada.

Prata coloidal
Muitas pessoas recomendam a prata coloidal como tratamento para problemas oculares. É um antimicrobiano natural que ajuda a combater bactérias e infecções, sem causar irritação. Mas, você deve estar ciente do fato de que, assim como os antibióticos, a prata coloidal pode interferir com bactérias benéficas , além das bactérias nocivas que causam infecções oculares. Se você decidir usá-la, pode aplicar algumas gotas dela usando um conta-gotas, algumas vezes ao dia.

Quanto tempo dura a conjuntivite?

Quanto tempo a conjuntivite dos cães pode durar depende da causa raiz do problema, bem como da gravidade da condição. Em certos casos, a conjuntivite desaparecerá em um ou dois dias, e até mesmo uma semana. No entanto, em outros, o tratamento pode ser necessário para controlar a condição e diminuir a gravidade dos sinais. É crucial estar ciente dos sintomas do seu cão e consultar seu veterinário no caso de eles não melhorarem ou se os sintomas aparecerem.