Cães podem pegar piolhos?
Cães podem pegar piolhos?

Cães podem pegar piolhos

Há uma miríade de parasitas que atacam cães. O simples pensamento deles pode fazer seu corpo tremer e suar… ou piolhos estão entre esses parasitas. Vamos dar uma olhada mais de perto.

Cães podem pegar piolhos? Se sim, como você consegue fazer?

Autora: Doutora Bruna

Cães podem pegar piolhos?

Sim, cães podem pegar piolhos. Pequenos insetos sem asas podem infestar o pelo dos cães e desencadear coceira e irritação.

Como são os piolhos dos cães?

Os piolhos de cachorro podem ter cerca de um terço do tamanho de uma semente de gergelim. Você pode vê-los a olho nu, perto da raiz do cabelo. Além disso, você pode ver as lêndeas (ovos de piolhos) que podem estar firmemente presas aos fios de cabelo. As lêndeas geralmente têm um formato oval e podem ser translúcidas ou de aparência marrom-clara.

Existem dois tipos principais de piolhos caninos:

  1. Piolhos mastigadores ou mordedores
  2. Piolhos sugadores

Cada tipo de piolho é capaz de crescer rapidamente, causando extremo desconforto ao seu animal de estimação.

Piolhos mastigadores em cães

O tipo mais prevalente de piolho mastigador encontrado em cães por toda a América do Norte é o Trichodectes canis . Uma espécie diferente, Heterodoxus spiniger , está presente em canídeos selvagens, como coiotes e raposas, bem como em lobos na América do Norte, mas não (ainda) em cães domésticos.

Piolhos mordedores ou piolhos mastigadores são grandes na cabeça, bem como nas mandíbulas (maxilares). Eles são apropriadamente nomeados porque arranham o pelo e a pele do cão para comer. Piolhos mastigadores podem arranhar demais os cães, o que pode resultar em perda de pelo. Também há a possibilidade de desenvolver feridas ou feridas como resultado de arranhões contínuos.

Chupando piolhos em cães

O tipo de piolho sugador que tem um efeito negativo em cães é conhecido como Linognathus setosus . Eles têm cabeças pequenas que permitem que os cães bebam sangue.

Sintomas de piolhos em cães

Se você notar algum destes sintomas Se você notar algum dos seguintes sintomas, é melhor examinar a saúde do seu cão para verificar se há piolhos.

  • A coceira intensa
  • Pelagem seca
  • A perda de cabelo é mais comum ao redor do pescoço, orelha e região retal ou virilha
  • Se os piolhos forem infestados com uma infestação grave, o cão pode ficar anêmico.
  • Piolhos mastigados podem ser transmitidos aos cães

Onde procurar piolhos em cães

Estes são os locais mais comuns onde os cães podem pegar piolhos:

  • No ouvido, no ouvido, onde os piolhos são mantidos fora.
  • A coleira e o pescoço são locais de fácil acesso à pele do cão e ao suprimento sanguíneo.
  • A barriga e o estômago nas áreas úmidas e quentes.
  • A base da cauda no ponto onde o pelo se torna denso.
  • As pernas e as axilas, onde eles estão seguros e podem ser alimentados.
  • Frente e laterais onde eles possam se movimentar e se alimentar facilmente.

É possível verificar se seu cão tem piolhos separando o pelo para expor a pele. Você pode então olhar para cada parte. Eles também são do tamanho minúsculo de sementes de gergelim, rastejando ao redor da raiz do pelo. Você também pode ver minúsculos fios de pelo com lêndeas.

Como os cães pegam piolhos?

Os piolhos podem ser contraídos pelo cão que está infestado ou por estar em contato com produtos cheios de piolhos para limpeza, cama ou até mesmo brinquedos compartilhados. É fácil para os piolhos se moverem entre cães dentro de ambientes onde os cães são sociáveis ​​próximos, como canis ou parques para cães.

Humanos podem pegar piolhos de cachorro?

Humanos não são capazes de contrair piolhos em cães. Esses tipos de piolhos que causam problemas para cães não podem resistir quando aplicados à pele humana. Eles exigem uma química corporal especial de um cão e se reproduzem.

Cães podem pegar piolhos de humanos?

Cães não são capazes de contrair piolhos humanos. No entanto, se seu cão está sofrendo de piolhos, é melhor mantê-lo longe de qualquer animal de estimação em casa para evitar espalhar piolhos para os animais.

Tratamento convencional para piolhos de cachorro

No caso de tratar piolhos de cachorro, muitos donos de animais preferem tratamentos tradicionais. Mas, a maioria dos xampus ou sprays, bem como aplicações para uso tópico de inseticidas para tratar piolhos e ovos. Portanto, eles podem eliminar piolhos, no entanto, os ingredientes nocivos podem ser absorvidos pela pele do seu animal de estimação. Eles são principalmente neurotoxinas e podem causar resultados adversos sérios, como convulsões ou tremores… e até mesmo coceira!

Tratamento natural para piolhos de cachorro

Felizmente, há muitas alternativas para usar em curas naturais. Tenha em mente que é ideal alimentar seu animal de estimação com uma dieta completa e saudável que seja favorável à saúde imunológica e digestiva do seu cão. Isso ajudará a combater piolhos e outros parasitas.

5 etapas para curar o granuloma de lambida do seu cão
5 etapas para curar o granuloma de lambida do seu cão

Aqui está uma receita para fazer um xampu eficaz para cães que é seguro para piolhos. No entanto, primeiro mostraremos a você a melhor maneira de eliminar piolhos de animais de estimação em sua casa facilmente.

  • Óleo de Neem É à base de inseticida e é capaz de matar e sufocar piolhos, bem como ovos de piolhos de cachorro. Misture 1 parte de óleo de neem com 10 partes de um óleo carreador, como azeite de oliva ou óleo de amêndoa e, em seguida, aplique-o na pelagem do seu animal de estimação. Deixe-o permanecer por cerca de algumas horas, após o que você pode lavá-lo usando um xampu orgânico e natural.
  • Shampoo de óleo de nim Compre um shampoo de óleo de nim orgânico de excelente qualidade . Você também pode seguir a receita para fazer um shampoo para piolhos à base de nim.)
  • Limpeza regular: inspecione se há sinais de piolhos sempre que escovar seu cão para evitar que ele pegue os piolhos e para pegá-los antes que eles aconteçam.
  • O vinagre de maçã ACV é antimicrobiano e pode criar uma atmosfera hostil para piolhos. Dilua um pouco com água e aplique como um enxágue pós-barba após lavar seu cão com xampu para deter piolhos.
  • Terra diatomácea Este pó fino e granular feito de algas fossilizadas pode ser pulverizado no pelo do cão e, em seguida, esfregado em seu pelo nas áreas problemáticas (seja cauteloso ao redor dos olhos, nariz e boca para garantir que seu animal de estimação não respire a poeira). DE é um agente desidratante para piolhos, que faz com que eles durmam. Use terra diatomácea de qualidade alimentar.
  • Mistura de Óleos Essenciais Crie este repelente da natureza misturando óleos essenciais reconhecidos por suas qualidades repelentes de insetos. Combine 2 gotas de óleos essenciais de alecrim, lavanda e eucalipto para 1 oz de óleo carreador em frascos de spray. Borrife o pelo do seu animal de estimação com o spray e evite o rosto dele e então use uma escova para distribuir a mistura.
  • Lavar roupa de cama Remova tapetes e roupas de cama infestados. Coloque tudo o que você não tem tempo para lavar dentro de um saco de lixo bem fechado, para limitar os piolhos e evitar a propagação. Se você estiver pronto para lavar, use o ciclo de lavagem mais quente na temperatura mais alta. Sabões de lavanderia que não são tóxicos livram os piolhos de ovos e piolhos. Seque a roupa de cama na configuração de aquecimento mais alta. Para evitar a reinfestação, coloque roupa de cama nova em sacos de lixo por até uma semana para ter certeza de que os piolhos e os ovos desapareceram. Além disso, é uma boa ideia esfregar a máquina de lavar usando um ciclo de lavagem vazio. água morna e sabão.

Receita: Shampoo seguro para piolhos de cachorro

Ingredientes

  • Uma xícara de água
  • 1 xícara de sabão líquido suave de castela
  • 2 T de óleo de Neem
  • 1 T azeite de oliva ou óleo de amêndoa
  • Uma gota de óleo essencial de alecrim
  • Dez gotas de óleo essencial de lavanda

Instruções
Misture a água com o sabão de castela. Inclua o óleo de nim, azeite de oliva ou óleo de amêndoa, juntamente com óleos essenciais à mistura. Misture delicadamente e completamente para misturar os ingredientes. Coloque a mistura no frasco de xampu, que está limpo e vazio. frasco ou jarra de vidro com tampa.

Certifique-se de molhar o pelo do seu animal de estimação enxaguando-o com água morna. Em seguida, aplique o xampu começando pelo pescoço antes de descer em direção à cauda. Massageie o xampu no seu pelo e na pele, concentrando-se nas áreas em que os piolhos tendem a aparecer. Deixe o xampu agir no seu animal de estimação por vários minutos antes de lavá-lo.

Após lavar seu cão, utilize o pente para piolhos que tem dentes finos para escovar o pelo do seu animal de estimação, removendo os piolhos e lêndeas que podem permanecer. Certifique-se de limpar o pente regularmente usando um pano seco. Enxágue e escove seu animal de estimação sempre que necessário até que todos os piolhos desapareçam.

Depois de identificar os sinais que você precisa observar, você pode seguir os passos apropriados para remover os piolhos do seu cão… e também prevenir piolhos no futuro.