Cães podem comer cebola?
Cebolas, chalotas e cebolinhas são um alimento básico em muitas receitas saborosas ao redor do mundo. Se você prefere suas cebolas cruas, assadas e caramelizadas ou cruas, as cebolas podem fornecer uma variedade de sabores à comida que você cozinha. Além de fazer as pessoas chorarem ao cortar cebolas, elas são um alimento seguro para a maioria das pessoas comerem. No entanto, isso não pode ser dito de nossos cães.
Todas as espécies pertencentes a todos os membros da variedade Allium de vegetais de raiz, incluindo cebolinhas, cebolas e alho-poró, bem como cebolinhas, alho-poró, chalotas e alho podem ser prejudiciais para cães. Na verdade, o alho é um ingrediente em muitos itens de despensa encontrados usados em cozinhas americanas, é considerado prejudicial para cães. Isso é preocupante, dado o fato de que o alho, frequentemente usado em produtos “naturais” para pulgas, é na verdade uma das espécies mais tóxicas da espécie Allium .
Autora: Doutora Bruna
Por que as cebolas são tóxicas para os cães?
Todas as plantas allium , que incluem cebolas, contêm um composto químico conhecido como N-propil dissulfeto. Este composto é um componente importante do que pode tornar esses vegetais tóxicos para cães. Este composto é particularmente prejudicial aos glóbulos vermelhos do seu cão.
O disulfeto de N-propil é uma causa de problemas porque está dificultando a produção de antioxidantes dentro dos glóbulos vermelhos, o que ajuda a impedir que a hemoglobina (que é o transportador de oxigênio) se quebre. Quando a hemoglobina dentro do glóbulo vermelho se quebra em pedaços, ela cai na parte externa das células sanguíneas e é percebida pelo corpo humano pelo seu sistema imunológico como uma substância intrusa. Em resposta, o sistema imunológico fazendo o trabalho para o qual foi projetado, começará o processo de destruição dos glóbulos vermelhos do seu cão por meio de um processo conhecido como hemólise. O processo, então, resulta em uma forma de anemia conhecida como anemia hemolítica.
Outros produtos químicos presentes nas cebolas podem causar pressão arterial baixa, dificuldades para sangrar, diarreia e dores intestinais.
Quais partes da cebola são tóxicas para cães?
Cada parte da planta da cebola tem o composto N-propil diulfeto, o que significa que a cebola inteira é venenosa para cães. Inclui sua polpa e folhas, bem como o suco e os pós. O pó de cebola é particularmente perigoso, pois é frequentemente usado em muitas receitas, alimentos feitos, bem como em caldos comerciais. É basicamente cebola concentrada.
Quanta cebola é tóxica para cães?
Surpreendentemente, seu animal de estimação não precisa comer grandes quantidades de cebola para ser tóxico. Até mesmo consumir metade do peso corporal de cebola pode ser prejudicial. Isso pode ser particularmente prejudicial quando seu animal de estimação pertence à variedade “xícara de chá” e é pequeno em estatura.
O cão que você ama não precisa consumir uma grande quantidade de comida tóxica de uma só vez ou até mesmo. As consequências prejudiciais do disulfeto de N-propil podem se acumular no corpo do seu animal de estimação ao longo do tempo, então comer uma cebola aqui e um pouco de alho ali fará a diferença.
Esta tabela é um excelente indicador da quantidade de cebola que pode causar toxicidade em seu animal de estimação. É apenas uma referência e mesmo que seu cão coma mais do que isso, é possível que ele ainda seja afetado pelos efeitos negativos de comer cebola. Se você não tiver certeza, é melhor falar com seu veterinário.

Peso do cão | Quantidade de cebola que pode causar toxicidade |
20 libras | 45g |
45 libras | 100g |
75 libras | 170g |
Sintomas de toxicidade da cebola
Se seu cão for consumido por cebolas (ou qualquer vegetal Allium ) e depois ficar anêmico devido aos efeitos disso, você será capaz de reconhecer os sintomas dessa doença.
Os sinais de cebola tóxica podem incluir qualquer um dos seguintes sintomas:
- Letargia
- fraquezas
- menos apetite
- gengivas claras ou amarelas (ictéricas e ictéricas)
- desmaio
- marcha descoordenada
- Urina com coloração avermelhada
- náusea ou diarreia
- frequência cardíaca rápida
- Respiração rápida ou ofegante
Se você notar algum desses sintomas, leve seu animal de estimação ao veterinário assim que notar qualquer um deles.
É verdade que a cebola pode criar uma série de sinais digestivos. Estes incluem náusea , diarreia e dor abdominal.
Se seu cão for exposto a cebolas ou outros membros da família Allium , pode haver sinais imediatamente. No entanto, os sinais mais graves que indicam anemia podem não se manifestar por alguns dias.
Existem algumas raças de cães que parecem ser mais suscetíveis à toxina do que outras raças. Também foi provado que sugere que essas raças que sofrem de uma certa doença hereditária são mais propensas aos efeitos da toxina. Eles também sofrem de anemia mais grave. Algumas raças que são suscetíveis a essa condição são de herança japonesa , que incluem aquelas de ascendência japonesa, como o Akita , o Shiba inu e o Chin japonês .
O que fazer se seu cachorro comeu cebola
Se você acha que seu animal de estimação consumiu cebola Primeiro, determine a quantidade de comida consumida. Entre em contato com seu veterinário imediatamente. Se você estiver com pressa, é possível ligar para a clínica de emergência 24 horas em sua região ou ligar para a linha direta de controle de venenos da ASPCA. Alguns centros veterinários podem sugerir ligar para a linha direta de controle de venenos da ASPCA, independentemente do horário.
Tratamento da toxicidade da cebola em cães
Quando você chega a um hospital veterinário, e com base em quanto tempo seu cão comeu a cebola, seu veterinário pode administrar um medicamento que causa vômito. Quando seu cão for capaz de vomitar toda a cebola do estômago, seu veterinário administrará um medicamento para desacelerar o vômito, e depois disso, carvão ativado é usado para segurar e eliminar qualquer material de cebola que permaneça no trato digestivo do seu cão.
Além disso, eles farão testes no seu sangue para avaliar o número de glóbulos vermelhos do seu cão, bem como o funcionamento dos órgãos. No caso de anemia do seu cão, eles podem precisar de hospitalização e terapia de fluidos com um cateter intravenoso e, no caso de anemia grave, a necessidade de uma transfusão de sangue intravenosa.
A anemia que a toxicidade das cebolas cria pode ser fatal para cães quando não tratada prontamente. Portanto, procure atendimento médico veterinário assim que notar sinais de uma doença.
Alternativas Vegetais Seguras
Não há necessidade de se preocupar se todos os vegetais são adequados para cães consumirem. Há muitas alternativas nutritivas para cebolas e vegetais de raiz de Allium . Por exemplo, feijão verde, cenoura e pepino são apenas alguns exemplos de vegetais saudáveis que seu cão pode gostar de comer. Como com todo novo item alimentar, converse com seu veterinário antes de servir sua refeição para seu animal de estimação.