Acne no queixo em gatos
Acne no queixo em gatos

Acne no queixo em gatos – Causas, tratamento e prevenção

Acne no queixo felino pode ser um problema de pele extremamente comum para gatos, causando cravos e folículos capilares bloqueados, e pode ser um evento raro, algumas vezes ou um problema crônico. Não está claro se há uma conexão ou causa quanto à raça, idade ou sexo dos gatos que sofrem de acne facial. No entanto, é possível que seja devido a práticas de higiene inadequadas, juntamente com infecções virais, estresse, bem como imunossupressão ou alergias a gatos . 1 

De acordo com algumas fontes, é mais comum entre gatos entre dois e quatro anos de idade devido aos hormônios. Embora isso seja geralmente feio de se ver, no entanto, pode progredir para pústulas dolorosas e drenantes que podem ser irritantes e causar coceira no gato se não forem tratadas. Geralmente é fácil de tratar buscando a ajuda do seu veterinário .

Autora: Doutora Bruna

O que é acne no queixo de gato?

Acne no queixo é um distúrbio que se manifesta quando os folículos capilares que circundam as glândulas sebáceas que produzem óleo em gatos são bloqueados. Embora saibamos que as glândulas capilares ficam bloqueadas, pouco se sabe sobre essa situação. A pesquisa provou que a acne no queixo pode ser causada por queratinização folicular.

No entanto, não está claro como isso acontece. da molécula queratina. A queratina é uma proteína encontrada na superfície da pele — fica presa dentro dos folículos capilares, então os comedões (ou cravos) aparecem. O aparecimento de pústulas (espinhas) pode se desenvolver se bactérias estiverem infectando os comedões, parecendo semelhantes à acne em pacientes. 1

Sintomas de acne no queixo em gatos

O gato pode parecer irritado e coçar o queixo com mais frequência do que o normal. Além de notar o aparecimento de acne, os donos de gatos podem observar os seguintes sinais:

Sintomas

  • O queixo parece sujo
  • Podem ser vistas listras pretas
  • Forma de espinhas
  • Lábios inferiores ou superiores estão irritados

A indicação mais frequente de acne no queixo felino é o aparecimento de um queixo sujo. É mais perceptível em gatos brancos ou de cor clara. As pequenas manchas pretas são conhecidas como comedões. Um exame da área revelará folículos capilares inflamados e cravos. Embora sejam mais frequentemente vistos na área do queixo, também podem aparecer nos lábios superior e inferior. Se os cravos estiverem danificados, podem aparecer caroços vermelhos e inchados. Eles podem romper e depois desaparecer. Gatos que sofrem de casos persistentes de acne podem ter lesões duras na pele que parecem sensíveis ao toque.

O que causa acne no queixo em gatos?

Embora essa doença felina não seja bem estudada, vários fatores podem causar cravos pretos desagradáveis, incluindo:

  • Estresse
  • Maus hábitos de higiene
  • Glândulas sebáceas hiperativas
  • Desequilíbrios hormonais
  • Sensibilidades alimentares ou químicas
  • O sistema imunológico está fraco
  • Dermatite de contato ou dermatite alérgica atópica causada por alergias
  • Uma infecção ou doença concomitante

Uma correlação aparente foi observada entre acne felina e pratos de plástico para comida e bebida. 1 Acreditava-se inicialmente que alergias à substância de contato causavam acne. No entanto, hoje, pesquisas sugerem que uma grande quantidade de bactérias é encontrada em pratos de plástico, o que leva ao desenvolvimento de acne. É mais difícil de lavar à mão do que cerâmica, vidro ou aço inoxidável porque pequenos arranhões em sua superfície são capazes de manter bactérias. Certifique-se de evitar esse problema ao trocar o prato de comida do seu gato por uma superfície não permeável e limpá-lo com frequência se seu gato for suscetível a desenvolver um queixo propenso a acne.

Reações alérgicas são outra causa frequente do desenvolvimento de acne no queixo. As alergias dos animais de estimação geralmente aparecem na pele. Se o seu gato tem alergia a um ingrediente específico da dieta ou a uma substância encontrada no ambiente, é possível notar um queixo com aparência de acne, além de pele inflamada e vermelha e coceira. Coceira, lambidas e mastigações na orelha, infecções e perda de pelos.

Como os veterinários diagnosticam a acne no queixo em gatos?

Se seu gato estiver sofrendo de feridas ou cravos nas bochechas ou no queixo, uma visita ao veterinário é essencial para o tratamento para evitar mais progresso. No momento da visita do seu animal de estimação, o veterinário determinará a causa de uma série de possíveis problemas, incluindo sarna, ácaros, infecção fúngica, pulgas, reações alérgicas, bem como infecções relacionadas a bactérias. Além de um exame físico completo, o veterinário também pode realizar um teste de raspagem de pele para identificar ácaros, a citologia da sua pele para procurar leveduras ou bactérias ou até mesmo um teste de dermatófito para determinar se há a possibilidade de micose.

Se as feridas forem incomuns e não apresentarem as características comuns da acne no queixo, seu médico poderá solicitar uma biópsia para testar cânceres imunomediados e causas neoplásicas. 2

Opções de tratamento para acne em gatos

A maioria dos tratamentos relacionados ao queixo felino foca em melhorar a higiene para controlar o problema e não curar a condição. Além de trocar o prato de plástico por materiais não porosos e lavá-los todos os dias e em casa, há muitas outras soluções que você pode tentar para tratar a acne no queixo do seu gato, como:

  • Limpar a região afetada duas vezes ao dia com sabão suave, peróxido de benzoíla e xampu de clorexidina. Isso ajudará a remover os folículos capilares.
  • Adicionar um suplemento de ácidos graxos que contenha ácidos graxos ômega-3 pode ajudar a melhorar a saúde geral da pele 1
  • Inflamar a pústula com compressas de água quente para acelerar a cicatrização

Se a acne do seu gato avançou a ponto de precisar de tratamento veterinário, seu animal de estimação pode ser tratado com uma variedade de tratamentos para combater cravos cheios de bactérias. Estes incluem:

  • Antibióticos para uso sistêmico disponíveis em comprimidos, cápsulas, líquidos ou injetáveis ​​de longa duração
  • Antibióticos para aplicação tópica na área afetada
  • Comprimidos ou injeções de esteroides para aliviar a inflamação
  • Shampoos antibacterianos e antifúngicos e lenços umedecidos ou um limpador com um esteroide calmante

Prognóstico para gatos com acne no queixo

Embora a acne no queixo nunca possa ser totalmente eliminada, ela geralmente não é prejudicial aos gatos em caso de infecção. Seu veterinário ajudará você a tratar o problema com uma ampla gama de opções de tratamento para reduzir os sinais. Medicamentos tópicos, medicamentos sistêmicos, juntamente com melhor saneamento, podem produzir resultados positivos para a maioria dos gatos. 1 No entanto, existem alguns felinos que não reagem aos tratamentos como outros. Em tais casos, uma abordagem agressiva pode precisar ser administrada.

Infecções respiratórias superiores em gatos
Infecções respiratórias superiores em gatos

Como prevenir acne no queixo de gato

Há uma variedade de maneiras pelas quais os donos de animais de estimação podem evitar que seus gatos tenham acne no queixo. Converse com seu veterinário antes de começar qualquer tratamento em casa, porque alguns produtos feitos por humanos podem ser prejudiciais para gatos. Nem sempre é completamente prevenível, principalmente quando a causa é outra doença, no entanto, esses métodos podem reduzir o risco para seu gato.

Trocar tigelas de comida

Uma das maneiras mais eficazes de parar a acne felina no queixo é trocar suas tigelas de plástico por vidro, cerâmica e aço inoxidável. Certifique-se de limpar as tigelas regularmente sempre que seu gato comer ou beber nelas para evitar as bactérias nocivas que se acumularam. É particularmente importante manter as tigelas do gato arrumadas e limpas enquanto combate infecções.

Minimize o estresse

Certifique-se de tomar medidas para reduzir o estresse e a ansiedade do seu gato, o que pode levar ao aumento da acne facial ou ao agravamento dos sintomas. Certifique-se de que seu gato tenha áreas tranquilas e pacíficas para relaxar e fique longe de fatores que podem desencadear a ansiedade do gato.

Melhore a higiene

A acne no queixo do gato pode ser uma condição inquietante que pode ser muito difícil de tratar com boas práticas de higiene e uma intervenção rápida pode ajudar a limpar os cravos no rosto do seu gato. Examine o pelo do seu gato para determinar a frequência com que ele se limpa. Isso ajuda a manter a saúde do seu pelo e da sua pele , o que reduzirá a chance de os folículos capilares ficarem bloqueados. folículos.

Verifique se há alergias

Se você notar que a pele do seu gato não parece estar melhorando após alguns ajustes no estilo de vida, converse com seu veterinário para verificar se há alguma alergia. Alergias alimentares podem resultar em acne no queixo se tornando mais grave, então alterar dietas ou se livrar de irritações domésticas pode ajudar.

Se você acha que seu animal de estimação tem uma condição médica, entre em contato com seu veterinário imediatamente. Quando você tem preocupações de saúde, é melhor falar com seu veterinário, já que ele examinou seu histórico médico do animal de estimação e é capaz de fornecer as recomendações mais apropriadas para seu animal de estimação.

Fontes do artigo

  1. Acne no queixo em gatos . Hospitais de animais VCA.
  2. Scott, D. e Miller, W. Acne felina: um estudo retrospectivo de 74 casos . The Japanese Journal of Veterinary Dermatology , doi:10.2736/jjvd.16.203