Como criar um vínculo com seu gato e construir o relacionamento definitivo
Como criar um vínculo com seu gato e construir o relacionamento definitivo

Como criar um vínculo com seu gato e construir o relacionamento definitivo

O que você pode fazer para se conectar com seu gato quando ele está mais interessado em tirar uma soneca e se escovar do que em ficar abraçado com você? Esse é um comportamento típico de gato ( gatos dormem em média 12-13 horas por dia e passam a maior parte do tempo limpando ). Isso não significa que seu gato não vai ou não vai estar interessado em se conectar com você.

Não desanime se seu gato não desenvolver um vínculo desde o primeiro dia. “Alguns gatos podem criar vínculos em semanas, enquanto outros, particularmente gatos mais velhos ou aqueles com passados ​​difíceis, podem levar meses”, afirma Cristy Brussisoe, que é uma especialista em comportamento animal certificada que fundou o Cat Training with Cristy .

Autora: Doutora Bruna

Você precisa de conselhos? Aqui estão 10 métodos eficazes para se conectar com seu animal de estimação.

Por que criar vínculos com seu gato é tão importante

Como humanos, estamos cientes de que vínculos seguros desde a primeira infância podem levar ao curso de relações positivas . Vínculos seguros também podem influenciar positivamente o comportamento e as interações de um gato.

Quando os gatos se sentem confiantes em seu ambiente, eles têm menos probabilidade de experimentar sujeira fora da caixa de areia e ansiedade de separação . Além disso, animais de estimação que estão conectados de forma segura com seus donos geralmente são mais abertos ao treinamento que se concentra no reforço positivo, o que é uma ótima maneira de interromper comportamentos indesejados, comofazer compras no balcãoouarranhar móveis.

A genética, assim como os estágios iniciais da socialização , também têm um grande impacto, a especialista em comportamento felino Andrea Durcik recomenda que gatos que formam laços fortes com seus donos geralmente ficam mais relaxados e menos estressados ​​ao conhecer estranhos. “Mesmo gatos tímidos ou ansiosos com um vínculo seguro com o cuidador frequentemente procuram seu cuidador em busca de dicas sobre como responder a novas pessoas”, diz ela.

Atender às suas necessidades básicas

Como a leptospirose é uma infecção zoonótica, é recomendável usar luvas no processo de limpeza da urina do gato que contraiu leptospirose.

“Criar vínculos com seu gato envolve atender consistentemente às suas necessidades essenciais — fornecer comida, água fresca, uma caixa de areia limpa, espaços elevados e arranhadores”, acrescenta Durcik. “Somente quando se sentem seguros, eles se abrem e conseguem formar um vínculo forte com seu tutor humano.”

Respeite os limites deles

Você pode precisar de tempo, mas deve observar os sinais sutis que seu gato lhe dá para saber quando ele (ou não) precisa de interação ou ser tocado. Uma maneira de determinar o humor do seu gato é segurar a mão do seu animal de estimação primeiro.

“Deixe seu gato cheirar e decidir se ele quer ser acariciado”, aconselha Durcik. “Se seu gato esfregar a bochecha ou a cabeça contra sua mão depois de cheirar, é um sinal de consentimento.”

Mas, se ele se afastar, esse é o método dele para dizer “não, obrigado”. Ao respeitar consistentemente esses limites, você ajuda a construir confiança e a melhorar o relacionamento entre vocês.

5 maneiras de fazer seu novo gato gostar de você
5 maneiras de fazer seu novo gato gostar de você

Siga uma rotina de alimentação

Os gatos prosperam na rotina. Quando você adere a uma rotina alimentar rigorosa, você garante que seu animal de estimação se sinta mais relaxado e seguro. Além disso, isso fortalece sua responsabilidade como um provedor de refeições saborosas.

Brinque com seu gato

Na ausência de acesso à vida real dentro de casa, os gatos devem ser criativos para satisfazer seus desejos de caça — e eles gostam quando participamos da excitação. Certifique-se de manter uma seleção de brinquedos disponíveis, como varinhas e fitas animadas, bem como penas esvoaçantes.

Brincar com seu gato todos os dias pode ajudar a imitar os instintos naturais de caça (mantendo seu gato longe do perigo! ). Também fornece condicionamento físico vital e pode ser uma ótima maneira de construir laços. É uma ótima maneira de terminar a sessão com um lanche ou petisco, diz Durcik. “Ele satisfaz a parte de comer do ciclo de caça.”

Mime-os com guloseimas

Se o seu veterinário não disser o contrário, os gatos normalmente consomem 10 por cento de suas calorias por meio de guloseimas. Portanto, por que não recompensá-los com bom comportamento, uma atividade, um bom trabalho ou uma demonstração de amor? Quais são as melhores comidas para gatos ? São aquelas das quais seu gato mais gosta.

Pisque lentamente para o seu gato

Embora possa parecer absurdo, piscar lentamente para seu gato pode ser um gesto descomplicado que pode aumentar o vínculo entre vocês. Um piscar rápido significa amor, confiança e uma sensação de contentamento.

Torne a hora das refeições divertida

Inspirar os hábitos naturais de caçadores dos gatos durante as refeições aumentará a confiança neles e fortalecerá seu comprometimento. Aumente lentamente a dificuldade do desafio, fornecendo palavras encorajadoras e sugestões gentis quando necessário.

Ensine truques ao seu gato

Se as pessoas estão pensando em ensinar truques aos seus animais de estimação, elas geralmente imaginam cães – mas os gatos não são os únicos que gostam de aprender coisas novas também. É possível começar ensinando uma atividade que seja prática, por exemplo, aprender o nome do seu gato . Com base em um estudo de 2019 que foi publicado no periódico Scientific Reports, os gatos podem reconhecer seus próprios nomes 3. e podem reconhecer as vozes de seus donos 4. .

Se você está tentando ensinar seus nomes, como buscar a bola ou até mesmo como andar usando coleira ou peitoral, o segredo é manter as lições divertidas, positivas e curtas. Neste caso, por exemplo, faça uma impressão positiva do nome do seu gato, combinando-o com um alimento delicioso. Você pode chamar o nome do seu gato e depois dar a ele um petisco saboroso. Repita isso várias vezes em questão de minutos. Então pare por um momento.

Escove seu gato regularmente

A escovação é um trabalho útil, mantendo o pelo do seu gato fresco, limpo e saudável por meio da remoção de detritos e dispersão de óleos naturais. Também faz com que eles se sintam bem para os gatos. Os gatos geralmente são escovados por conveniência e podem até escovar você e outros animais de estimação para mostrar afeição.

Se seu gato é fã de ser escovado, recompense seu favor dando períodos de escovação suave. Gatos podem gostar da maciez da sensação de uma escova de gato suave e outros preferem a sensação de luvas de escovação .

Passe um tempo de qualidade com seu gato

Seja lá o que seu gato gosta de você, tente passar um tempo fazendo com ele todos os dias. Gatos adoram coçar sob o queixo, alguns preferem esfregar as costas. Se seu gato for um gato independente ou do tipo que não faz nada, você certamente apreciará sua companhia. Tire alguns minutos todos os dias apenas sentado com seu gato. Talvez lendo ou assistindo a um programa enquanto ele estiver lá.

O que não fazer

A maneira mais rápida de arruinar o vínculo entre você e seu animal de estimação é punir seu gato com base no medo. Espirrar água e gritar ou restringir o acesso a itens essenciais aumentará o estresse, comportamentos não intencionais e, eventualmente, prejudicará o relacionamento entre você e seu gato.

Se você não tiver certeza de como adaptar melhor as necessidades do seu gato às mudanças que ocorrem com o avanço da idade, converse com seu veterinário ou especialista em comportamento felino.