FacebookPinterestTwitterLinkedInEmailImprimir

O câncer de estômago não é exatamente um câncer frequente entre caninos, respondendo por menos de um por cento dos cânceres caninos. No entanto, é fatal devido ao fato de que muitas vezes não é aparente até que o câncer tenha avançado.

O que causa câncer de estômago em cães ?

As causas exatas do câncer de estômago não são compreendidas, mas existem alguns fatores de risco possíveis

  • Idade Câncer de estômago prevalente em cães com 9 anos ou mais. Inclui tumores malignos e benignos
  • Gênero: Homens parecem mais afetados do que mulheres
  • Raças: Algumas raças são mais propensas a desenvolver câncer de estômago. Elas incluem Staffordshire Bull Terriers Chow Chows, Rough Collies e também Pastores Belgas. No entanto, qualquer raça é suscetível ao câncer de estômago.

Assim como acontece com todos os tipos de câncer, os elementos do estilo de vida, como dieta, medicamentos, vacinas, poluição ambiental e estresse, desempenham um papel importante na redução do risco de doenças do seu cão.

Tipos de câncer de estômago

O cão pode desenvolver tumores malignos ou benignos no estômago, bem como se espalhar para outras áreas do corpo. Na ausência de tratamento, os tumores podem interromper o funcionamento do estômago e aumentar a probabilidade de ter câncer gástrico, tumores ulcerados e obstruções gástricas.

Tumores Ulcerantes

Eles podem levar a buracos ou perfurações no estômago. Isso pode levar à peritonite e pode se tornar mortal.

Tumores malignos

A maioria dos cânceres de estômago em cães são malignos. Existem várias variedades de tumores cancerígenos de estômago…

  • Os adenocarcinomas do trato gástrico, que estão entre os mais frequentes, podem causar problemas em diferentes regiões do trato digestivo.
  • Leiomiossarcomas no estômago e nos músculos intestinais
  • Os linfomas agudos ou gastrointestinais que se formam nos linfócitos (células do sistema imunológico)

Tumores de mastócitos

Mastócitos são células espalhadas por todo o corpo, que lutam contra infecções e parasitas. Eles são parte da resposta alérgica e do sistema imunológico. Os tumores de mastócitos geralmente ocorrem na pele, mas também podem ocorrer no estômago. Os tumores de células MAT que são benignos podem ser eliminados cirurgicamente, no entanto, alguns deles tendem a ser mais agressivos e se espalhar para outras partes do corpo.

Tumores Benignos

No entanto, eles não são tão comuns, mas se crescerem podem afetar a digestão.

Sinais de câncer de estômago

No entanto, os sinais de câncer de estômago em cães se desenvolvem de forma gradual e, muitas vezes, não são bem conhecidos, pois são semelhantes aos sintomas associados a outras doenças. Mais comumente, os sinais são:

  • O vômito pode ser particularmente perceptível quando parece ser café moído ou sangue (geralmente devido à ruptura de um tumor)
  • Dooling (devido a vômito)
  • Banco preto
  • Uma diminuição do apetite
  • Perda de peso
  • A ausência de qualquer atividade
  • Desconforto abdominal
  • Um gemido, rosnado ou grito por causa da dor
  • Sensível ao toque
  • Respiração rápida
  • Dentro de casa, fazendo cocô ou xixi
  • Coçar ou lamber excessivamente

Como os veterinários diagnosticam o câncer de estômago em cães

O câncer de estômago geralmente é diagnosticado como resultado dos sintomas listados acima. O veterinário começará com um exame do corpo, no entanto, eles provavelmente farão raios-X em seguida com um agente de contraste para cobrir o estômago e dar uma visão mais clara.

Outro procedimento, a endoscopia, requer a inserção de um tubo equipado com uma câmera eletrônica na boca e, depois, no estômago. Se a endoscopia detectar uma anormalidade, ela geralmente é realizada em conjunto.

Outros testes são tipicamente hemograma completo e análise química do sangue, testes de urina ou raios-x do tórax, bem como ultrassons abdominais. Eles não revelarão se o câncer se espalhou, mas.

Opções de tratamento convencionais

Este é o tratamento veterinário padrão para tratar câncer de estômago…

Cirurgia

O tratamento para câncer de estômago normalmente começa com cirurgia para eliminar tumores cancerígenos. Isso é seguido por qualquer parte do estômago afetada, ou uma área do intestino delgado.

A veterinária Judy Jasek, DVM, especializada no uso de tratamentos naturais para câncer, alerta contra a cirurgia, pois ela pode eliminar o tumor, mas não faz nada para eliminar a raiz do câncer.

No caso de câncer de estômago, até os médicos mais convencionais dirão que os tumores podem retornar após a cirurgia.

Quimioterapia

A quimioterapia é geralmente recomendada para cânceres de estômago malignos, particularmente se houver um risco aumentado de disseminação ou se eles estiverem se espalhando para outras partes do corpo. A quimioterapia é frequentemente recomendada em conjunto, independentemente de cirurgia prévia.

Radiação

O uso de radiação pode ajudar a tratar pequenos tumores que não são eliminados por procedimentos cirúrgicos. A maioria dos cães é sedada durante a radiação devido ao fato de que eles devem estar o tempo todo.

Tratamentos naturais para câncer de estômago em cães

Todos os tipos de câncer são difíceis de tratar com tratamentos tradicionais, como descrito anteriormente. Todos eles têm efeitos colaterais perigosos e, na maioria dos casos, exigem o uso de técnicas invasivas para cães.

O uso de remédios naturais pode fornecer os mesmos resultados no tratamento dos sintomas de câncer em cães, sem colocar seu animal de estimação sob estresse ou afetar suas atividades de lazer.

Mas as opções de tratamento natural para câncer de qualquer tipo são ótimas alternativas às opções de tratamento tradicionais ou até mesmo como um tratamento independente.

Se você optar por tratamento natural, procure um médico holístico com experiência no tratamento de câncer. Por meio de tratamentos naturais. O uso de cirurgia ou medicamentos geralmente é empregado apenas quando necessário para controle da dor.

A maioria dos tratamentos holísticos baseia-se em uma dieta completa baseada em alimentos e remédios herbais para auxiliar as habilidades de cura do corpo e visam manter a qualidade de vida do seu animal de estimação na medida do possível.

Remédios alternativos incluem ervas ou homeopatia. Outras opções incluem cogumelos medicinais CBD , curcumina/cúrcuma , visco , ozônio ou óleos essenciais.

Clique neste link para saber mais sobre o tratamento natural para o câncer .

O que alimentar um cão com câncer de estômago

Semelhante a qualquer câncer encontrado em cães, dar a eles uma dieta com baixo teor de amido é essencial. Não coma rações com alto teor de carboidratos ricos em amido que podem ser convertidos em açúcar e, então, alimentar células cancerígenas.

Um veterinário holístico pode fornecer a você a dieta mais adequada que seja apropriada para a situação do seu animal de estimação. Mas, as regras gerais para melhorar a saúde do seu canino são:

  • Cuidado com todos os alimentos ricos em amido e ração
  • Utilize suplementos alimentares integrais, cuidado com minerais e vitaminas sintéticos (frequentemente presentes em alimentos prontos para cães e até mesmo em alimentos crus)
  • Produtos orgânicos, carnes de animais alimentados com capim, peixes selvagens e criados em cativeiro. Cuidado com os animais alimentados em fazendas industriais.
  • Inclua gorduras saudáveis ​​como ácidos graxos ômega-3. Eles fornecem propriedades anti-inflamatórias.
  • Não alimente seu cão com laticínios, pois eles podem causar inflamação em certos cães.

Abaixo estão os melhores alimentos da Dra. Deva Khalsa para prevenção de câncer em caninos . Os mesmos alimentos podem ser benéficos para seu cão, e até mesmo ajudar, mesmo que seu cão já sofra de câncer.

Câncer de estômago em cães Expectativa de vida

Os tumores malignos do estômago nem sempre produzem bons resultados, mas podem produzir, especialmente aqueles com cânceres de estômago agressivos em cães.

Os adenomas gástricos geralmente se desenvolvem metastatizados quando são descobertos em procedimentos cirúrgicos e, mesmo depois de removidos, tendem a crescer novamente. A taxa de sobrevivência esperada com tratamento padrão é de menos de 6 meses.

O leucossarcoma gástrico pode ser eliminado cirurgicamente se detectado em estágios iniciais de desenvolvimento, porém a probabilidade de sobrevivência é significativamente reduzida em casos em que a condição está avançada.

Esteja ciente das dicas do veterinário para cães, Dr. Demian Dressler, sobre maneiras de evitar o câncer em caninos . Dada a baixa taxa de câncer de estômago entre cães, você pode ter certeza de que seu animal de estimação será capaz de evitar isso.