5 maneiras de fazer seu novo gato gostar de vocêO furo é sobre como você pode construir seu amigo felino.
Procurando maneiras de fazer seu gato amar você? Não se preocupe, você não é o único. Pois, vamos encarar: o processo de conquistar o coração de um gato é bem diferente de cortejar o cachorro. Embora interagir com um animal que não tem a mesma linguagem ou brinca com suas próprias regras possa ser um desafio, não precisa ser inatingível.
Aqui estão cinco estratégias para convencer seu gato a amar você, de acordo com especialistas em comportamento felino.
Autora: Doutora Bruna
Respeite o espaço deles
Assim como você apreciaria ter um espaço tranquilo para relaxar, seu animal de estimação também apreciaria, de acordo com Heather Alvey , que é uma especialista em comportamento animal certificada e proprietária da Felidae Behavior Consulting . Antes de levar seu animal de estimação para sua casa, certifique-se de que o espaço do seu gato esteja em uma área segura que seja exclusivamente para ele .
“Este cômodo não deve ser muito grande e deve conter tudo o que seu gato ou gatinho precisa : esconderijos, camas, poleiros, comida, água, areia e brinquedos”, declara Alvey.
Então, gradualmente, você pode dar a eles acesso à sua casa, mas certifique-se de que eles tenham acesso ao seu espaço seguro sempre que precisarem.
Deixe-os iniciar o contato
Você notou que os gatos se aproximam freneticamente da pessoa que não se sente atraída pelo gato? Quando você está de joelhos, implorando pela atenção do dono deles, eles estão se aconchegando com alguém que não está nem um pouco interessado.
“Os gatos gostam de estar no controle do seu ambiente”, explica Susan Nilson , treinadora de animais de estimação e cães e especialista em comportamento e fundadora da The Cat and Dog House . “Quando o gato consegue controlar a interação, isso o faz se sentir seguro e protegido.”
Embora Nilson não esteja sugerindo desobedecer diretamente ao seu animal de estimação, ela recomenda uma abordagem “legal”. Nilson sugere deixar seu gato ser o primeiro a iniciar o contato.
Veja como:
Dê sua mão. Se alguém se aproxima ou esfrega na superfície, é provável que esteja aberto a se envolver. Um olhar em sua direção pode ser um excelente sinal de amizade, Nilson assegura.
Termine com um final positivo. Sempre termine as interações antes que seu gato apresente sintomas de ansiedade .

Torne-se fluente na linguagem corporal dos gatos
Os gatos podem não conseguir se comunicar em inglês, mas são fluentes em linguagem corporal felina . Para se comunicar verdadeiramente com seu gato, você deve aprender o dialeto dele:
Linguagem corporal positiva (linguagem “sim, vá em frente”)
- Piscando lentamente
- Uma posição corporal relaxada, semelhante a sentar-se de bruços com as costas abertas
- Cauda para cima e uma ligeira curva
- Ronronando
- Esfregando em você
- Linguagem corporal negativa (linguagem “não, obrigado”)
- As pupilas estão dilatadas
- Olhando fixamente
- As orelhas são achatadas
- Postura corporal rígida
- Ouvir ou gemer
- Cauda se contraindo, balançando ou tremulando
- Cauda eriçada
“Se você conseguir ler os sinais do seu gato e respeitar seus limites”, afirma Nilson, “ele se sentirá seguro e confiará em você”.
Imite seu gato
Se você for capaz de reconhecer as expressões corporais e a linguagem corporal do seu felino, poderá começar a conversar com ele.
“Os gatos usam piscar lentamente para comunicar que não são uma ameaça”, afirma Nilson. Isso é semelhante a uma oferta de paz, e os humanos podem usar esse método para deixar seus animais de estimação saberem que estão seguros. Sente-se na frente do seu animal de estimação, mas dê bastante espaço ao seu gato. Fique quieto e pisque lentamente para ele. Mantenha os olhos fechados por alguns segundos. Em algumas piscadas lentas, seu gato responde com o mesmo movimento.
Outro método de se conectar com seu animal de estimação é imitar o comportamento de esfregar do seu gato . Os gatos esfregam seus corpos uns contra os outros para troca de cheiros, e é uma maneira eficaz de marcar seu território, bem como criar vínculos, diz Nilson. Para que isso aconteça, sente-se deitado de costas e acaricie seu gato e deixe-o esfregar seu corpo.
Cuide adequadamente do seu gato
Os gatos são frequentemente associados ao amor. Você pode pensar que a linguagem do amor deles inclui atos de serviço. Rotinas que são consistentes, como jogos à tarde, limpeza diária da caixa de areia, alimentação regular, bem como cuidados frequentes, fazem mais do que manter sua saúde, mas também criam uma sensação subjacente de segurança.
Se você executar consistentemente essas tarefas vitais, o gato provavelmente conectará você a memórias agradáveis. No final, o que há para não apreciar em uma pessoa que come você?